terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A questão da ansiedade

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças. (Filipenses 4:6-7)
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. (Isaías 40:28-31)

Estamos cada vez mais ansiosos no nosso dia a dia. As demandas da vida parecem nos acossar e escravizar na medida em que não há o que pareça suficiente e nem há sentido em se contentar com o que já se tem. A partir disso, cada vez nos ocupamos menos do agora pra ficarmos projetando um futuro que é muito provável que não atingiremos. E tememos.
O medo do futuro é um dos piores medos. Não saber se poderá dar conforto à família, se poderá se casar, comprar uma casa, ter um bom meio de transporte, uma boa formação que garanta um bom emprego e que permita isso tudo, faz com que ansiemos que o futuro chegue para que enfim saibamos o que aconteceu (e nem tanto o que acontecerá). Ficamos ilhados num “espaço-tempo” que corre mais rápido do que a própria pressa. Mas que não chega...
Não é isso que Deus espera de quem crê nEle.
Ao longo de toda a Bíblia (alguns creem que ela traz todas as verdades, outros creem que ela traz ensinamentos preciosos), Deus deixa claro o cuidado que Ele tem com a humanidade. Ele deixa claro que espera que os homens descansem sua ansiedade nEle e entendam que Ele conhece o tempo perfeito. Deus não se apressa e nem se atrasa, mas em todo o tempo Ele é preciso.
Ao longo da minha vida, aprendi – mais de uma dezena de vezes – que os meus temores e ansiedades eram o que me faziam humanos, mas que a minha confiança de que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus é o que me fazia “mais do que vencedor”. Também aprendi que não precisava esperar “um recado” de Deus dizendo “ouvi tua oração”. Bastava saber que as minhas orações sempre são ouvidas e esperar o momento em que o que eu pedi acontecia. E tudo quanto precisei e esperei, obtive.
Alguém poderia dizer que estou desconsiderando ter feito por onde, desconsiderando meu próprio esforço. Mas não. Estou é me referindo a situações em que orei e disse a Deus: “preciso que a solução chegue a mim” e no meio de um fim de semana em que dormia, o telefone tocou e ela veio a partir da procura de quem não podia nem esperar. Deus sabe quando precisa chegar e quando precisamos que Ele chegue.
Deus guarda os meus caminhos, meus projetos, minha vida e está comigo mesmo quando as coisas não saem como eu quero que saia. Mas sei que as coisas sempre sairão como Ele espera que seja, porque Ele sabe de todas as coisas e, então, eu não preciso temer o tempo, a decisão, a dificuldade ou a angústia. Deus vela por mim, assim como vela por cada um de nós que se coloca na posição de esperar Dele o que Ele tem pra conceder.
De nossa parte, basta que saibamos esperar nEle e sermos gratos por cada “Sim”, por cada “Não” e por casa “Espere”. Deus não é uma ilusão e nem está morto. Deus vive porque é Eterno, não tosqueneja, não descansa e nem fica na dúvida do que fazer. Mas a gente pode deitar a cabeça, fechar os olhos e no que não depende de nós, apenas esperar. Porque se Deus é o que Deus que tudo pode e não tem dúvida, nós podemos ser de um Deus em quem não perdemos por confiar.
Quando preciso, Ele sempre proverá e nada nos faltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário